Em maio de 2007 começamos os Cursos Regulares na Usina de Arte. Dois anos de curso, mais de 1.400 horas de aulas. A cada ano, quando planejamos as oficinas, definimos a programação artística. E não é fácil a escolha. São muitos professores, artistas e grupos que desejamos que venham. Vontade de trazer sempre, durante todo o ano. Para a formação de público, e dos alunos, porque fazer teatro, música ou qualquer outra arte, ou outra coisa, significa ver, experimentar e trocar. Sempre.
Como diz Saramago: "Comendo, vem a vontade. Falando, se aprende a falar".
Rio Branco pôde ver a magia do Grupo Giramundo de Teatro de Bonecos e do Teatro Ventoforte, o solo maravilhoso de Júlio Adrião, o Teatro Piollin e seu Vau da Sarapalha e a diversidade musical representada pelos Barbatuques, Hique Gómez e Nico Nicolaievski, Bombando, UAKTI, Trio Arcano, Steven Harper e Bruce Henri. Alguns mais, outros menos conhecidos do nosso público, mas todos com uma longa, premiada e respeitável história.
E quando saem as primeiras turmas, fazemos Levantado do Chão, da obra de José Saramago. "Um livro, um simples romance, gente, conflitos, alguns amores, muitos sacrifícios e grandes fomes, as vitórias e os desastres, a aprendizagem da transformação, e mortes."
Agradecemos a todos aqueles que nos acompanham, opinam, cobram e estão conosco. E é justo que façamos um agradecimento especial ao Governador Binho Marques, sempre atento e carinhoso com os nossos projetos.
Esperamos que 2010 seja um ano fértil, queremos trazer nossos países vizinhos e outros, nem tão próximos. E que o público continue chegando, sempre e sempre: crianças, adultos, escolas, associações. Todos.
Clarisse Baptista
Nenhum comentário:
Postar um comentário